sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ALERTA DE CHUVA E FORTES RAJADAS DE VENTO NO PARANÁ


As chuvas fortes já avançam pelo Sul do país nesta sexta-feira e o Estado de Santa Catarina é o mais atingido. Os temporais vão atingir e provocar elevados acumulados no sul do Paraná a partir desta sexta-feira e durante o final de semana segundo previsões deverão atingir todo estado do Paraná, devido ao um sistema frontal, que é o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, que geram convergência de ventos e conseqüentemente instabilidades, explica a meteorologista Nadiara Pereira da Somar Meteorologia.
Nesta madrugada, os ventos chegaram aos 72km/h em Bom Jardim da Serra em Santa Catarina e 57km/h em Joaquim Távora, no Paraná, em relação a chuva, o maior acumulado até o momento foi registrado em Ituporanga – SC, com 40,6mm.
A população das regiões Oeste, Sul e Norte de Santa Catarina já estão em alerta, já que algumas cidades catarinense estão em estado de vigilância. “Nesses próximos três dias, o volume de chuva será maior do que o esperado para o mês inteiro” - comenta Oliveira. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu o alerta para inundações e alagamentos.

(Fonte: Somar Meteorologia)


9 comentários:

  1. O Temporal só ficou no ameaço!

    ResponderExcluir
  2. tempo bom pa ir na feira da lua,mas podiam chamar o paulinho show pelo menos pa anima a galera neh. Ass cidadao

    ResponderExcluir
  3. Nossa um tornado tá vindo para wenceslau,braz nesse sábado .

    ResponderExcluir
  4. Nossa um tornado tá vindo para wenceslau,braz nesse sábado .

    ResponderExcluir
  5. O forte temporal que caiu no fim da tarde desta sexta-feira (20) deixou Corbélia, no oeste do Paraná, destruída. O Corpo de Bombeiros ainda não tem o registro oficial das ocorrências, mas informou que cerca de 50% dos imóveis da cidade foram danificados por causa da chuva de granizo. Às 20h40, muitos moradores faziam fila no Corpo de Bombeiros para conseguir lonas e cobrir as casas.
    A moradora Simone Rampanelli contou ao G1que o granizo começou cair por volta das 18h. “Eu estava no mercado. De repente começou a cair pedra. E a hora que começou não parou mais. Foram uns 10, 15 minutos”, relatou. Segundo ela, os moradores ficaram assuntados com o tamanho das pedras. “Eram do tamanho de um ovo de galinha”, lembrou.
    Simone relatou que mora na área rural de Corbélia e que todos os moradores da comunidade tiveram as residências danificadas. “A minha casa destruiu bastante, principalmente a cozinha. Mas tem casas que foram piores do que a minha. Em cima das camas tinha gelo”, complementou.

    O temporal também atingiu cidades do sudoeste e oeste do estado. Em Enéas Marques, cerca de 50 casas foram destelhadas. A cobertura de um posto de combustíveis também foi arrancada com o vento. Equipes do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão foram até o local para fazer a entrega de lonas para os moradores que tiveram residências danificadas.

    Em Cascavel, a forte chuva com granizo e rajadas de vento de 86.8 km/h chegou por volta das 18h. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 2,4 mil residências na região central da cidade ficaram sem energia.
    De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o tempo abafado favoreceu a formação de áreas de instabilidade sobre o sudoeste, sul e em parte do oeste do estado, o que causa grande incidência de raios na região. A atuação de instabilidades também é observada no centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
    Ainda conforme o Simepar, uma frente fria vai se formar em todo o sul do país, deixando o fim de semana bastante chuvoso em praticamente todo o estado. As temperaturas não devem cair muito.

    G1 - Informações

    ResponderExcluir
  6. vai ter uma reviravolta na politica brazense logo logo

    ResponderExcluir
  7. Depois de 6 anos acho qe sim!

    ResponderExcluir
  8. Blecalt en wb, apocalipse

    ResponderExcluir