domingo, 5 de junho de 2011

Nova lei poderá permitir carteira de motorista aos 16 anos

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados autoriza maiores de 16 anos a tirar carteira de motorista, desde que sejam emancipados. Atualmente, somente aqueles com mais de 18 anos é que podem ser habilitados.  A proposta, de autoria do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), estabele que, caso o motorista maior de 16 e menor de 18 anos cometa crimes na direção, ele será responsabilizado conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com o deputado, a permissão para dirigir seria válida por um ano e renovável pelo mesmo período. Quando completar 18 anos, caso tenha permissão por mais um ano ininterrupto, o motorista poderá solicitar a Carteira Nacional de Habilitação.

"Um jovem de 16 anos já pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade", argumentou Costa, segundo a Agência Câmara.

Tramitação

O projeto será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família, de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

27 comentários:

  1. "Um jovem de 16 anos já pode escolher o presidente da República, casar, ter emprego público e praticar tantos outros atos da vida civil de enorme responsabilidade", argumentou Costa, segundo a Agência Câmara.

    SÓ NÃO PODE IR PRESO, POR QUE OS DEPUTADOS NÃO FAZEM ESTA LEI DE ABAIXAR DE DEZOITO PARA 16 ANOS? JÁ QUE O JOVEM SABE O QUE É CRIME DEVE SABER TAMBÉ O QUE É PRISÃO!

    ResponderExcluir
  2. é um absurdo, nem com 18 deveria ser por que os jovens de hoje nao tem nenhuma responsabilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me respnde uma coisa. com quantos anos voce tirou sua carteira de motorista?
      e compo voce diz que os jovens nao tem responsabilidade, como muitos nao tem, muitos jovens tem responsabilidade sim.

      Excluir
    2. Se um menor de 18 pode responder pelos seus atos porque entao nao pode tirar uma carteira de abilitaçao?

      Excluir
  3. se a lei acha que um jovem de 16 anos tem responsabilidade para escolher os governantes, então também devem achar que ele tem responsabilidade para ser motorista, qual a diferença governantes, ou que não possa votar e nem tirar carteira ou que vote e tire carteira então também.

    ResponderExcluir
  4. a molecada de 18 já faz mer... demais. Com os de 16 teremos mais alguns milhoes nas ruas.

    o transito que já é péssimo vai ficar como?

    libera os menores pra trabalhar, isso sim é assunto serio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os menores de 18 ja podem trabalhar com 16

      Excluir
  5. Nossa ! isso é lamentavel !! Pode fazer um monte de coisas , mas ir preso não né ?!
    Eu não concordo com esta lei , vai ser o caos , pq um jovem de 16 anos , acha que é adulto , dono do seu proprio nariz , que sabe tudo e só faz cagada !
    Que burrice esta lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo acho que deveriam adiantar a maior idade para os 16 assim eles já poderiam assumir as responsabilidades por suas merdas

      Excluir
  6. um jovem pode usar drogas traficar matar as pessoas porque não pode dirigir o negocio é aprovar a lei para dirigir somente dentro da cidade não pegar br eu concordo tenho 2 anos querendo dirigir já sei e meu pai não deixa eu dirigir sosinho por que eu não tenho a (cnh) eu concordo e está de parabéns o deputado Wladimir Costa eu apoio essa lei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em parte, acho q poderiam estabelecer requisitos para q os menores possam dirigir, como nenhuma antecendencia criminal

      Excluir
  7. para as pessoas que dizem que não aprovam,
    1º um irresponsável de 16 pode trabalhar pode pagar as contas dentro de casa, casar, ter emprego publico e outras coisas que vocês adultos se acham tão bons mais não são nada.

    2º se um irresponsavel de 16 anos pode votar e decidir o futuro do pais por que ele não pode dirigir um carro na presença de um adulto com cnh permante.

    3º para sair de onibus 4 ou 5 horas antes do serviço um irresponsavel de 16 pode enquanto os que ja tem cnh e carro estão dormindo.

    a lei que eles estão tentando aprovar é para melhorar as coisas para ver se eles nos desenvolvem mais sou totalmente a favor dessa lei e espero que vocês percebam a injustiça que vocês estão fazendo com os jovens ser pai é confiar no seu filho não ao contrario.

    ResponderExcluir
  8. um jovem de 16 já tem conciencia do que esta fazendo se for bem preparado digige muito mais que um adulto formado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim até pq os menores já podem andar de moto então pq não de carro

      Excluir
  9. se um joven pode trabalhar,casar e outras coisar de tau responsabilidade então pode tambem ter facilidades como ter seu proprio carro e não teriamos quew sair horas antes de casa para ir ao trabalho by:adolesente de 16 anos que trabalha e vota para o futuro do seu pais

    ResponderExcluir
  10. olha essa lei nao foi aprovado ainda!!!! se o cara pode casar ele pode votar pq nao pode dirigir se ele ´pode mandar roubar matar que fica 45 dias la preso e depois sai ae bem sussegadoe vai fazer assaltos tirar o que o povo tem do que trabalha pra dar para vagabundos entao deveria poder por a lei para 16 anos de motorista sim ele tem responsabilidade sabe o que é uma cadeia sabe de tudo da vida ja entao por favor ponha essa lei pq eu preciso muito dessa carteira nao pra bagunçlar tiar as vidas dos outros e nem andar bebado por ae mas sim pra mim poder estudar trabalhar e fazer minhas coisas pessoalmentea"!!!!

    ResponderExcluir
  11. MUITO LEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL VOU TIRAR UMA FERRARI

    ResponderExcluir
  12. eu acho muito bom pois nem todos jovens são iresponsaveis e tem jovens que tem muitas obrigações acho bem melhor deixar tirar carteira do que um jovem sair pelas ruas pilotando ou dirigindo sem carteira

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que maiores de 16 deveriam tirar carteira
    pq quem vc vê andando de carro bêbado nao sao de menores
    tem menores que sabem dirigir e pilotar melhor q qlqer um de 30
    e nao fazem tanta merda quanto os de maiores
    e se alguns menores vao fazer merda
    nao vai ser diferente pq maiores ancioes tbm fazem merda
    e piores

    ResponderExcluir
  14. sou a favor desta lei,muitos jovens trabalha e estuda se tivese meio de trasnporte dava tempo de trabalhar tranquilo e nao se atrasar na escola.Um joven de 16 anos tem toda possibilidade de tirar carteira de motorista pq ja pode escolher o presidente ja vota e se aprovar vai responder pelo seus atos O Brasil nao tem lei as que tem nao sao cumpridas de forma correta

    ResponderExcluir
  15. Vamso la pessoal vamos lutar pelo nosso direito pq quando um time de futebol perde todo mundo quebra tudo ai os politicos roubam nós e ninguem fas nada vamos acordar Brasil nós temos direito de tirar carteira de motorista porque muitos jovens prescisa para fazer seus a fazeres...Se tiver site de votaçao publiquem para que possamos votar para esa lei aprovar pq nao ta facil as coisas hoje menor mata rouba e nao tem lei...

    ResponderExcluir
  16. tomara que isso de certo e essa nova prevaleça!!!

    ResponderExcluir