terça-feira, 27 de maio de 2014

Pelo bem de nossas crianças

**Marcio Paulik
Tenho duas filhas que são os grandes tesouros da minha vida. O amor que dedico a elas é imenso. Só que tem a benção de ser pai, ou mãe, sabe o quão profundo é esse sentimento. As crianças merecem todo o nosso carinho, cuidado e atenção.

Infelizmente, nem todas as crianças têm a sua vida preenchida por amor e bons sentimentos. Uma em cada quatro denúncias de abuso ou exploração sexual infantil registradas no Brasil durante o ano de 2013 partiu do Paraná. Das 1.716 notificações, 319 casos aconteceram em Curitiba, sem considerar a região metropolitana. Ponta Grossa registrou 92 denúncias e Foz do Iguaçu 91. Os números podem ser ainda maiores, pois muitas ocorrências não são denunciadas. Os dados são muito preocupantes. É preciso fazer algo pelo bem de nossas crianças.

Na última quarta-feira (21) o abuso sexual infantil se tornou crime hediondo. Isso significa que não há possibilidade do acusado pagar fiança e aguardar o julgamento em liberdade. A pena prevista é de quatro a dez anos e os condenados cumprirão a pena em regime fechado. Não tenho dúvidas que essa lei mais severa é um grande passo para coibir a ação de pedófilos.

A data de 18 de maio foi escolhida como o ‘Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. A Lojas MM participou ativamente promovendo uma passeada em Prudentópolis, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) instalado no município. O objetivo foi alertar a população sobre os malefícios da violência sexual infantil.

Acredito que o grande desafio é conscientizar a população da importância da denúncia. Muitos casos de abuso sexual infantil acontecem dentro de casa. Não são raros os episódios de crianças violentadas pelos padrastos. Quando resolvem pedir ajuda, as mães se recusam a acreditar que o parceiro cometeria tal ato. Assustadas e acuadas, as crianças ficam sem ter a quem recorrer. É fundamental que o crime seja denunciado, mesmo quando cometido por alguém próximo e de confiança da família.

Outro ponto fundamental é reduzir a violência, de modo geral, e promover a paz. Esse ponto é importantíssimo para que nossas crianças cresçam num ambiente saudável e harmonioso. Por isso, a partir do segundo semestre de 2014, o Instituto Mundo Melhor começará a atuar com mais intensidade em comunidades com altos índices de violência, inclusive o abuso sexual infantil. Em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), os conteúdos de educação para a paz farão parte do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania nas Unidades Paraná Seguro (UPS Cidadania).

Serão ofertadas 100 vagas para professores de escolas estaduais localizadas na região de abrangência das UPS Cidadania. O curso de 40 horas é desenvolvido em plataforma virtual e propostas-piloto, encontros presenciais, relato final de experiência e avaliação através da vivência do projeto. Os conteúdos serão ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP) e certificados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Tenho muito orgulho de saber que os professores serão capacitados para atuar em escolas inseridas num contexto de violência e resgatar alunos em situação de risco social. Discutir a paz através da não violência é algo inovador e imprescindível para a redução da exploração ou abuso sexual infantil. Tenho a convicção que o trabalho preventivo realizados nessas comunidades irá reduzir, a longo prazo, a necessidade de mecanismos de repressão policial. Garantir direitos sociais e promover a cidadania em comunidades com altos índices de violência são tarefas que exigem coragem e determinação. Promover o desenvolvimento integral das nossas crianças, livres de todo e qualquer tipo de violência ou exploração, é um dever de todos.

**Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

6 comentários:

  1. cade a guarda mirim de wb? Mais uma grande mentira de campanha do taidinho. Igual a mentira de que ia equipar o centro cirurgico do hospital e agora tenta correr da sua responsabilidade jogando todos os problemas da saude para o hospital.

    Cade o pediatra para nossas crianças? Prometeu na campanha mas ate agora a unica coisa que esse prefeito conseguiu foi falir a nossa saúde.

    Será que ele não fica envaidecido com essa falta de competência da sua administração? Que vergonha prefeito! Trabalhe com seriedade, faça jus ao salário que te pagamos. Porque te pagamos muito bem por sinal.

    ResponderExcluir
  2. caro ariozil!! tente explicar ou faca uma pesquisa ai p a populacao!! como pode uma pessoa q ninguem suporta ainda estar na administracvao publica de wenceslau e ainda mais vai assumie a secretaria de saude no lugar do polaco dia primeiro !! o tal rodnei conhecido ja por sua falta de educacao e estupidez , agora mee diga apoiou tanto o betao em ibaiti e me parece q nem o betao quis saber dele por sua incompetencia !!
    ai pergunto o q ele tem com o taidinho ??

    ResponderExcluir
  3. PRECISA PERGUNTAR O QUE ELE TEM? A RESPOSTA É RABO PRESO!... E ATÉ A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO VAI SER TROCADA, POR QUE A ATUAL TAMBÉM ESTÁ COM O RABO PRESO NA QUESTÃO DOS ROUBOS DOS COMBUSTÍVEIS, QUE TAMBÉM TEM NA ÁREA DA SAÚDE E QUE NINGUÉM CONSEGUE EXPLICAR, ALIÁS O ÚNICO QUE PODERIA DAR UMA EXPLICAÇÃO POR QUE ESTAVA INVESTIGANDO O CASO FOI TRANSFERIDO PARA OUTRA CIDADE, NEM PRECISO DIZER QUEM É.... DE HONESTOS E DE BONZINHOS ESTES COMUNISTAS NÃO TEM NADA!

    ResponderExcluir
  4. Marcio Paulik e Paulo Leonar são a renovação da politica de que precisamos, gente nova, honestos e trabalhadores, com vontade de fazer alguma coisa pelo povo, chega desta turma que vem aqui só de vez em quanto e sempre para inaugurar as mesmas coisas, exemplo bombeiros já foi inaugurado umas dez vezes, escolas inauguradas mesmo se acabar e por ai vai, esqueci do parquinho sem brinquedos...

    ResponderExcluir
  5. Perguntar não ofende: Quando será que o prefeito vai começar a pedir votos para o deputado André Vargas? k k k k k....

    ResponderExcluir