domingo, 13 de dezembro de 2009

Todo mundo de zóio! CIDADE TÁ QUALHADA DE CINQUENTÃO FALSO

Algum espertinho está espalhando pela city notas de cinqüentão fria. Pior que tem alguns comerciantes tansos que pegam a nota numa boa. Uma padaria e o pessoal do barzinho do Max caíram igual patinho. O Max tá dicara com a pilantragem. O senvergonha do falsário tomou uma gelada no bar pagou com a nota fria e ainda recebeu o troco.
Veja aqui como reconhecer uma nota falsa e se cruzar com o espertalhão chamem os homi.
Se você recebeu uma nota e não sabe se é verdadeira, existem elementos de segurança que servem para garantir a autenticidade das cédulas.
Veja na nota acima os pontos que devem ser observados
Aprenda a reconhecer uma nota de cinquenta reais.

1 – Marca d’água – Para identificar a marca d’água, segure a nota para cima, em direção à luz. Logo você verá a figura sombreada da mulher (figura da República).

2 – Registro coincidente – Segure a nota para cima e em direção à luz. Você verá que o desenho da estrela na nota aparece completo. O desenho que está na parte de trás da cédula, casa certinho com a parte que está na frente.

3 – Image latente – Em lugar de muita luz , deite a nota na altura dos olhos com o canto inferior esquerdo voltado para você. No lugar indicado na nota pelo número 3, você verá que aparecem as letras BC (Banco Central), que estão escondidas ali.

4 – Alto-relevo – Passe o dedo ou a unha nos lugares indicados pelo número 4 na nota. Você vai sentir que nessa parte da cédula, a tinta é mais grossa.

5 – Microimpressões – Com uma lente de aumento, é possível ver as letras BC bem pequenas nas áreas marcadas na nota pelo número 5.

6 – Fio de segurança – Você verá um fio de cor escura, que serve para a leitura da nota por equipamentos de contagem de dinheiro.

7 – Fibras luminescentes – São pequenos fios de cor lilás que só aparecem quando a nota está num lugar escuro e com luz ultravioleta. Esses fios estão espalhados nos dois lados da nota.

8 – Fibras coloridas – São pequenos fios de cor verde, vermelho ou azul que estão espalhados nos dois lados da nota. Esses fios podem ser vistos à luz comum.
Pronto. Agora você já é capaz de reconhecer se é REAL ou não.

Um comentário:

  1. Não é so o cinquentão nesta cidade está cheia também de politicos falsos...

    ResponderExcluir