Marcio Paulik |
Este é um mês especial para toda a família MM. Foi em março de 1978, que meu pai, Jeroslau Pauliki, abriu as portas do Mercado de Móveis Ponta Grossa. Esse foi o primeiro nome da Lojas MM, hoje uma rede com 200 filiais em quatro estados – Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul – e 3 mil colaboradores. A empresa organizou uma grande festa para comemorar com colaboradores e fornecedores os seus 36 anos de história, cheia de sucesso e conquistas.
Empreendedor arrojado e visionário, Jeroslau Pauliki vendeu a Brasília laranjada que possuía para conseguir parte do dinheiro necessário para abrir a empresa. A aposta deu certo e já no primeiro dia a Lojas MM foi um sucesso em vendas. O propósito era oferecer o que as pessoas buscavam, ou seja, qualidade e ótimos preços. A simplicidade, a transparência e o respeito ao consumidor até hoje fazem parte do dia a dia da rede.
A valorização dos colaboradores é levada à sério na Lojas MM. No evento preparado para comemorar os 36 anos, foram homenageadas aquelas pessoas que trabalham na empresa há 10, 15 e 20 anos. Sempre acreditei que a sabedoria dos mais velhos precisa se somar ao entusiasmo dos mais jovens. A experiência da Lojas MM tem mostrado que isso é uma grande verdade.
A rede reconhece a importância daqueles colaboradores que estão na empresa há muito tempo e, cada vez mais, eles ocupam cargos estratégicos. Por outro lado, investe na capacitação e aprimoramento profissional daqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. A união dessas duas gerações revela talentos, impulsiona a inovação e simplifica as operações. Para avançar, nem sempre é preciso romper com o que já existe. É possível dar respostas criativas aos problemas do presente sem deixar de lado os bons ensinamentos do passado.
Outra diretriz importante trazida por Jeroslau Pauliki é a atuação em cidades do interior. A Lojas MM procura abrir filiais em pequenas e médias cidades, levando geração de emprego e renda para a população. Aliada aos projetos sociais, essa vocação para atender o interior faz parte da responsabilidade social da empresa
Nesses 36 anos de atividades, a Lojas MM cresceu. Gosto de dizer que a empresa avançou fronteiras, mas não perdeu as suas raízes. A Lojas MM hoje é a ‘Gigante do Brasil’, mas não perdeu a simplicidade de quando era apenas um pequeno negócio. A ética, a transparência, a valorização dos colaboradores e a relação próxima com os clientes são os segredos do sucesso da Lojas MM. Que venham os próximos 36 anos!
Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).