terça-feira, 19 de agosto de 2014

IMM discute educação no sistema prisional

Evento aconteceu de 11 a 15 de agosto, em Foz do Iguaçu, 
e discutiu a qualificação profissional

-Michelle de Geus
Representantes do Instituto Mundo Melhor (IMM) participaram do 2º Seminário Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná. Mais de 350 professores e profissionais se reuniram com o objetivo de discutir a escolarização e a qualificação profissional nas unidades prisionais. O evento aconteceu de 11 a 15 de agosto, em Foz do Iguaçu. Ele foi organizado em parceria pelas Secretarias da Educação (SEED) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU).

O IMM participa da educação no regime semiaberto através das unidades da Sala Virtual Mundo Melhor instaladas em penitenciárias. Ela oferece acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem com mais de 90 opções de cursos na área de educação, administração, empreendedorismo, informática, línguas, saúde e bem-estar. A cada 12 horas de curso, o presidiário reduz a sua pena em um dia.

Para Jeroslau Pauliki, presidente do IMM, esse é um importante serviço de inclusão social. “Os egressos retornaram para a sociedade e é nosso dever fazer com que eles voltem melhores. É uma questão de justiça e cidadania oportunizar que eles tenham condições de regressar ao mercado de trabalho e levar uma vida digna”, enfatiza.

O diretor da Faculdade União/Grupo Kroton Educacional, Marco Antonio Razouk, destaca a importância da iniciativa. “Responsabilidade social nada mais é do que inclusão das pessoas. É isso que fazemos através da informação e do conhecimento. A educação já se mostrou uma poderosa ferramenta de inclusão social dos detentos do regime semiaberto e queremos ampliar ainda mais a nossa atuação”, frisa. Ele comenta que estão sendo estudos os passos necessários para que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) possa ser oferecido na modalidade à distância. “Queremos ver quais são as premissas para que, à luz da legislação vigente, as instituições de ensino possam levar educação para o para os detentos do regime fechado”, explica.

Durante o encontro, a coordenadora de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados da SEJU, Glacélia Quadros, informou que o Paraná ocupa o primeiro lugar em número de presos estudando. “Os dados nacionais mais recentes, divulgados pelo Ministério da Justiça, são de junho de 2013, quando o Paraná tinha 31,81% dos presos estudando. Hoje, são 39,44% de presos estudando. Ou seja, 7,5 mil apenados do sistema penitenciário participam desse processo de ressocialização”, destaca.

O Ministério da Justiça, através do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, atestou a importância das ações do IMM que oferecem capacitação aos presidiários recomendando que o projeto seja levado para todo o território nacional.




Produto 100% Natural 

 Nóz da Índia bloqueia a quebra 
e absorção de gordura no intestino,
 ao mesmo tempo que bloqueia a absorção 
de calorias provenientes de gorduras.

É diurética e laxante, 
tira a ansiedade e a fome.

Diminui o peso e obesidade;

Diminui a celulite;
Controla o ressecamento;
Controla a ansiedade de comer;
Previne Hemorróidas;
Tem ação diurética e laxante;
Não deixa flacidez no corpo.


TELE-VENDAS! 
9990-4478

24 comentários:

  1. RECURSOS HUMANOS TEM QUE SER PRA QUEM TA AQUI FORA BANDIDO NAO PRECISA DISSO NAO PRA ELES TEM QUE POR EM UM LOCAL FECHADO COM MUITAS TERRAS PRA TRABALHAR NO SOL QUENTE O DIA TODO PARA SEU SUSTENTO E DA FAMILIA DELES E NAO NOS FICARMOS SUSTENTANDO VAGABUNDOS COM TODAS MORDOMIAS E AGORA CURSOS DE TANTA COISA SENDO QUE AGENTE QUE TA AQUI FORA TRABALHANDO NAO GANHA NEM PRA SE ALIMENTAR DIREITO PORQUE O SALARIO E DE FOME E TEM QUE PAGAR PRA ELES QUE ESTAO PRESOS? PRA QUE ISSO ELES SAEM DE LA MAIS APERFEIÇOADOS NOS CRIMES TA MUITO ERRADO ESSA LEI TEM QUE MUDAR !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa quando é mal informada sofre e nao procura aprender. Vou explicar a voce. O auxilio reclusao é dado a familia do preso, enquanto ele esta na cadeia, para garantir seu sustento. Esse auxilio é dado as pessoas que cometeram crime comum ( ex: morte numa briga), E só é dado se o infrator que cometeu o crime tinha carteira assinado quando cometeu o crime. Esse auxilio nao é valido para estrupros, assaltos, etc... Entao procures se informar antes de dizer asneiras.

      Excluir
    2. O que é o auxílio-reclusão?
      É um benefício legalmente devido aos dependentes de trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Ele é pago enquanto o segurado estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto e não receba qualquer remuneração da empresa para a qual trabalha, nem auxílio doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço. Dependentes do segurado que estiver em liberdade condicional ou em regime aberto perdem o direito de receber o benefício.
      Todos os presidiários recebem o auxílio-reclusão?
      Não, ao contrário do que afirma muitas correntes na internet, somente os familiares de presos que contribuíam para a Previdência Social tem direito ao benefício.
      Esse benefício é pago ao preso?
      O preso não recebe qualquer benefício. Ele é pago a seus dependentes legais. O objetivo é garantir a sobrevivência do núcleo familiar, diante da ausência temporária do provedor. Dessa forma, o auxílio-reclusão nada mais é do que a garantia de que a família de um indivíduo recolhido à prisão não será ela também “penalizada”.
      Qual o valor do auxílio-reclusão?
      Ao contrário das correntes online, que afirmam ser o auxílio-reclusão um benefício no valor de R$915,05, esta é apenas a renda limite para a concessão do benefício.
      O auxílio-reclusão terá valor correspondente a 100% do salário-de-benefício, que, por sua vez, é a média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo, a contar de julho de 1994. Dessa forma, o valor do auxílio-reclusão não é fixo e vai variar de acordo com as contribuições de cada segurado, sendo o valor de R$915,05 o valore máximo que uma família pode receber.
      O auxílio-reclusão é proporcional à quantidade de dependentes?
      Não. O valor do benefício é dividido entre todos os dependentes legais do segurado. É como se fosse o cálculo de uma pensão. Não aumenta de acordo com a quantidade de filhos que o preso tenha. O que importa é o valor da contribuição que o segurado fez. O benefício é calculado de acordo com a média dos valores de salário de contribuição.
      O "povo" esta "pagando salários para presidiários"?
      Está é uma das confusões que circulam na rede com grande frequência. O benefício é pago com orçamento da Previdência Social. O orçamento, por sua vez, é obtido através das contribuições dos filiados ao INSS. Ou seja, quem paga o auxílio-reclusão são os contribuintes do INSS, através das contribuições previdenciárias, e não todos os brasileiros, através de impostos, taxas, etc.
      O INSS funciona como um seguro de automóvel, por exemplo. Todos os segurados contribuem e o seguro presta a assistência aos que necessitam. Há prazos de carência para alguns benefícios. Mas não é o caso do auxílio-reclusão. A partir da primeira contribuição previdenciária e enquanto o segurado mantiver esta qualidade, seus dependentes terão direito ao benefício.
      Os contribuintes do INSS não pagam a conta apenas dos beneficiários presos. Pagam também a conta dos aposentados, dos enfermos, das viúvas, etc. Pela lógica, protestar contra o INSS financiar o auxílio-reclusão em nada se diferencia de protestar por financiar as aposentadorias dos idosos, por exemplo.
      Que princípios norteiam a criação do auxílio?
      O princípio é o da proteção à família: se o segurado está preso, impedido de trabalhar, a família tem o direito de receber o benefício para o qual ele contribuiu, pois está dentre a relação de benefícios oferecidos pela Previdência no ato da sua inscrição no sistema. Portanto, o benefício é regido pelo direito que a família tem sobre as contribuições do segurado feitas ao Regime Geral da Previdência Social.
      A família do preso pode perder o direito de receber o auxílio?
      Sim, desde que o segurado obtenha sua liberdade, fuja ou sua pena progrida para o regime aberto. Pela legislação, os dependentes têm que apresentar a cada três meses, na Agência da Previdência Social, a declaração do sistema penitenciário atestando a condição de preso do segurado.
      Se ainda ficou alguma dúvida, consulte o site da Previdência Social.
      .

      Excluir
  2. A justiça em ves de gastar com bandidos e assassinos que na verdade deveria olhar para as crianças e jovens os quais muitas veses se entregam para o mundo do crime porque não encontram oportunidades na vida.
    Falta saúde, educação, segurança,emprego, quando derem oportunidades aos jovens o brasil poderá dizer que terá um futuro promissor em todas as áreas.

    ResponderExcluir
  3. Cobra preço abusivo nas lojas e juros extorsivos de pessoas boa a trabalhadoras e depois vem cuidar de malandro. Vai entender esse emprezario paraquedista

    ResponderExcluir
  4. Se o bandido não pensa na família dele por que temos que pagar por isso. Esse tipo de ajuda aumenta ainda mais a criminalidade e incentiva os malandros a procederem erradamente.Esse Paulique nem começou ainda como politico e ja faz uma cagada dessa e o Paulo apoiando.

    ResponderExcluir
  5. Coloque uma reportagem dos vereadores que roubaram o dinheiro da prefeitura, e deveram que devolver, em wenceslau braz só vereador jente fina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só os vereadores? Roubo de combustíveis, desvios de verbas, licitações fraudulentas, etc etc... Não conto a onde é isto de jeito nenhum!!!! Só sei que tem neguinho por ai comprando fazendas, carros de luxo, apartamentos na capital, na praia e bla bla bla...
      E os idiotas pagando taxa de incêndio e taxa de lixo....

      Excluir
  6. vem pedi voto pra mim seus fdp de comunista lazarentaiada, prefeito fdp ladrão.

    ResponderExcluir
  7. ENTAO! AGENTE PAGA INSS MAS QUANDO PRECISA DE AUXILIO DOENÇA NAO CONSEGUE PORQUE? PORQUE TIRAM DA GENTE PRA PAGAR PARA PRESIDIARIO ,OS PRESIDIARIOS PRECISAM TRABALHAR PARA SEU SUSTENTO E DE SUAS FAMILIAS TEM MUITAS TERRAS POR ESSES BRASIL QUE PODEM SER APROVEITADAS COM PLANTAÇÕES POE OS PRESOS PARA TRABALHAR DE SOL A SOL SO ASSIM ELES IRÃO DAR VALOR NA LIBERDADE PORQUE ENQUANTO ELES TEM O SALARIO DE $915,00 REAIS NOS AQUI FORA QUE RALAMOS TEMOS UM SALARIO DE $724,00 DE FOME ENQUANTO MUITOS PAGAM ALUGUEL ALIMENTOS VESTUARIOS E REMEDIOS SERA QUA DA? ELES ESTAO PRESOS MAS ESTAO MUITO BEM CUIDADOS COM BOA ALIMENTAÇAÕ MORDOMIAS E SEM PREOCUPAÇÕES PORIÇO QUE OS PRESIDIOS ESTAO LOTADOS PORQUE E O SPAR DE BANDIDOS QUANDO SAEM BEM FORTES PARA RECOMEÇAR NA VIDA DO CRIME NOVAMENTE ENQUANTO NOS AQUI FORA NAO TEMOS SOCEGO E NEM PAZ ANDAMOS COM MEDO DE TODOS VIVEMOS TRAUMATIZADOS E TEMOS QUE PAGAR MORDOMIAS PARA VAGABUNDO ELES TEM CELULAR PARA FICAR LIGANDO PRA GENTE PEDINDO DINHEIRO E PASSANDO TROTE ISSO TA CERTO?
    JA TA MAIS DO QUE NA HORA DE MUDAR ESSA LEI BANDIDO E BANDIDO E NAO MERECE SER BEM TRATADO PORQUE QUANDO ELES ATACAM AGENTE NAO TEM DO FAZEM OQUE QUER E ATE MATAM PORQUE TRATAR BEM? NOSSO PAIS ESTA DOMINADO POR BANDIDOS PROTEGIDOS NOS FICAMOS ENCARCERADOS COM MEDO DE TUDO E DE TODOS!PRONTO DESABAFEI UM POUCO MAS VOU ESPERAR ALGUM CANDIDATO VIM PEDIR VOTO PARA DESABAFAR O RESTO TEM MUITA COISA AINDA PRA FALAR ME AGUARDEM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa de ser burro..o teto maximo é 915,00, se ele antes de ser preso contribuia com mais de 915,00..o Mané. Ele ta recebendo um beneficio que ele proprio pagou. Ex: voce é contribuinte, comete um crime entao sua familia receber uma pensao durante o tempo que voce estiver preso de no maximo 915,00..pode receber menos se voce contribuir com 724,00 por exemplo. Precisa explicar mais..Ze ruela.

      Excluir
    2. ZÉ RUELA DO MEIO DOS INFERNOS DEFENDENDO BANDIDOS, VAI TRABALHA, ENTÃO O POVO TEM QUE SER PRESIDIARIO PARA A FAMILIA RECEBER SALARIO, TALVES NEM SUA MÃE SEJA BURRA IGUAL VC, POIS TENHO CERTEZA QUE PESSOAS DE BEM NÃO VÃO CONCORDAR COM ISSO.

      Excluir
  8. E DESDE DE QUANDO BANDIDO TEM CONTRIBUIÇAO COM INSS?BANDIDO E BANDIDO MESMO NAO PAGA NADA SO TIRA DOS POBRES COITADOS QUE TRABLHA OTARIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois todas essas explicações você ainda não entendeu? não nem te comparar com um animal que tem orelhas grandes.

      Excluir
    2. Depois todas essas explicações você ainda não entendeu? não nem te comparar com um animal que tem orelhas grandes.

      Excluir
    3. senhor prefeito ok vc esta fazendo pr atingir o diretor esta atingindo a nos funcionarios que jogamos nosso voto fora em vc pois hj vc esta se mostrando a pessoinha medilcre que vc é pois vc não precisa do hospital pois vc tem bons planos de saude nao precisa do hospital ne onde recebeu sua saudosa mae com tanto carinho nos ultimos momentos dela hj gospe no proprio prato

      Excluir
    4. cada funcionario ira te esperar suas visitas com teus deputados pr pedir votos vamos ter nossa resposta a vc prefeito cada ajuda au hospital cade as verbas q vem destinadas au hospital q vc diz repassar cade o pagamento dos funcionarios vai au radio senhor prefeito falar isto q vc nao esta pagando estes pobres tblhadores pais de familia tirando o sustento de cada um deles q esta ali com carinho limpando lavando atendendo medicando de uma resposta a nossa pergunta senhor prefeito pare de querer tentar tirar o hospital das maos dequem esta

      Excluir
    5. cada funcionario ira te esperar suas visitas com teus deputados pr pedir votos vamos ter nossa resposta a vc prefeito cada ajuda au hospital cade as verbas q vem destinadas au hospital q vc diz repassar cade o pagamento dos funcionarios vai au radio senhor prefeito falar isto q vc nao esta pagando estes pobres tblhadores pais de familia tirando o sustento de cada um deles q esta ali com carinho limpando lavando atendendo medicando de uma resposta a nossa pergunta senhor prefeito pare de querer tentar tirar o hospital das maos dequem esta

      Excluir
  9. prefeito ta jogado pra escanteio mesmo, até o GARDENAL já abandono ele. To con vc meu vereador. meu voto é PAIOLA p deputado.

    ResponderExcluir
  10. Paiola? Nunca vi por aqui, mais um paraquedista!

    ResponderExcluir
  11. Animal com orelhas grandes deve ser a sra. sua mae quando te pariu entenda como quiser cada um tem sua opiniao falou

    ResponderExcluir
  12. Quem defende bandido e porque e bandido tbem e bandido e bandido tem que de se fuder mesmo na cadeia nao merece ter beneficio nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prefeito seja prefeito de verdade e pare de querer tirar o hospital das maos dequem esta por vinganca pois sua vinganca esta deixando muitos pais de familia cem salario primeiro vc cordena o pronto socorro q esta uma nogeira paredes emboloradas cheia de acaros i baquirerias depois querer avancar noque nao diz respeito a vc

      Excluir
    2. hj dia 21 de agosto eos funcionarios nao recebeu por vinganca sua prefeito apoiando o rodiney que nem de nossa cidade e foi ele quem votou em vc ou os funcionarios dequem hj vc esta tirando o sustendo que suaram pr ganhar vai na radio responder q nao tem nada haver com o hospital tire as mascaras prefeito e pare de jogar a culpa no senhor diretor do hospital

      Excluir