segunda-feira, 12 de julho de 2010

Juízes e Juízos


-Por Wilmar Marçal-
Decepção e frustração. Esses são os sentimentos atuais e remanescentes de quase todos brasileiros sobre a concessão de liminares, por parte do poder judiciário, aos candidatos “fichas-sujas”. A forma interpretativa de qualquer juiz que concede esse tipo de benefício e imunidade aos maus políticos, sempre será fruto de análise subjetiva, com a frieza das letras que compõem as Leis. Alguns pareceres jurídicos são tão difíceis e enfadonhos para ler que acabam desmotivando o entender. Doutores da escrita nem sempre se fazem claros e pelas sombras dos argumentos “legais” atenuam o que deveria ser eliminado.
A grande demanda de processos que tramitam nos fóruns brasileiros, reflete bem que a “matilha de lobos politiqueiros” é a grande beneficiada pelos “habeas corpus constantis”. O sistema é de embromação (ou embromation) e com isso as quadrilhas de alguns parlamentares vão se perpetuando pelas reeleições. Em vários estados da federação, guardado o devido respeito e proporção, a Assembléia Legislativa está mais para um referencial de capitania hereditária do que propriamente para uma escolha bem feita. Supõe-se que a continuidade nas urnas vem sendo praticada pelos “altíssimos investimentos” na conta de alguns prefeitos e vereadores. Basta percorrer as localidades e perguntar pelas “lideranças”. Um arranjo bem orquestrado e com muita disposição de gastos. Uma vergonha para a democracia. Por isso é hora de reagir e agir. A reorganização comunitária, popularizando a boa e verdadeira informação é preciosa conduta contra a indústria do nepotismo eleitoral e contra os usurpadores da boa fé dos povos. A mídia digital, decente e verdadeira, é e sempre será imprescindível, inclusive nas eleições de 2010. Se por um lado não conseguimos limitar as liminares, por outro temos nas mãos uma força imensurável pela mudança, se possível em 100% dos deputados. Com ação e determinação vamos varrendo a sujeira. Cada um começando pela frente de sua casa, sem esperar benefícios ou moeda de troca por isso. A população é do tamanho do sonho de cada um de seus componentes. A população não precisa e não depende de nenhum juiz, mesmo que alguns usem canetas de ouro. A população de bem tem, sim, é muito juízo. Basta colocá-lo em prática.

* Wilmar Marçal é professor universitário e ex-reitor da UEL./Pr.

33 comentários:

  1. Vamos colocar os nomes do pessoal que estão no poder e tem parentes no judiciário, como por exemplo um desses administradores de Ibaiti que tem uma cunhada promotora em Santo Antonio da Platina, por isso nada acontece em WB, tudo fica preso na mão da justiça

    ResponderExcluir
  2. E por falar em justiça quando é que nós católicos vamos fazer justiça, quanto ao Prefeito e seus subordinados quererem tirar os Padres desta cidade!

    ResponderExcluir
  3. ahaha... o ariozil não tem mais o que falar mal do prefeito TAIDINHO (10 vezes melhor que o antecessor) que começou a se apropriar do texto dos outros... vê se pelo menos aprende a escrever Ari....

    ResponderExcluir
  4. Ariozil, vc ainda não nos respondeu que profissão é a sua... jornalista? acho que não, pq vc ñ tem jornal nem trabalho em algum que possa ser considerado jornal. Blogueiro? acho que não, pois blogueiro que é blogueiro só vive disso e para viver tem patrcínio em seu blog, o q ñ é o seu caso...

    Então, diz aí qual é seu ofício... não vai me dizer que você recebe mesada do ....?? rs rs rs rs rs rs rs rs m i s t é é é é r i o

    ResponderExcluir
  5. Quanto será que custou a nova residencias dos PADRES de Wenceslau Braz?

    ResponderExcluir
  6. NOSSA EU ESTAVA LÁ E OUVI: NA REUNIAO DO ROMANELLI EM CORNELIO O CRISTOVAM ALÉM DE OUTRAS COISAS TAMBEM FALOU QUE WENCESLAU ELEGEU UM PREFEITO FROUXO E CAGÃO QUE NAO TEM PEITO DE DISPENSAR O SECRETARIO DA SAUDE POR QUE E SOBRINHO DO PRESIDENTE DA CAMARA O NI.
    A PROVA MAIOR DA IMCONPETNCIA E TER TRAZIDO MAIS TRES DE IBAITI PARA CUIDAR DA SAUDE DE WENCELAU. CHAMAVAM O ROBSON DE PARAQUEDITA E AGORA O QUE TEM PRA FALAR PRO POVO.

    ResponderExcluir
  7. Taidinho vai de Osmar ou Beto Richa

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...
    Quanto será que custou a nova residencias dos PADRES de Wenceslau Braz?
    VC PAGA DIZIMO PARA QUERER SABER? SÓ SEI QUE A FESTA NO RIBEIRÃO NOVO DEU 24.000,00 MIL

    ResponderExcluir
  9. A PERGUNTA QUE TODOS FAZEM EM WENCESLAU QUANDO E QUE O IAP E FORCA VERDE VAI TOMAR UMA ATITUDE EM RELACAO AO ATERRO SANITARIO QUE SE TORNOU UM LIXAO A CEU ABERTO TA UMA VERGONHA POIS JA SE PASSOU 18 MESES DE MANDATO E O SECRETARIO COUTINHO SE REVELOU UMA NULIDADE.

    ResponderExcluir
  10. O Prefeito mais uma vez engana os troxas do povo que somos nós, falou no café com bobagem que vai fezer a operação tapa buraco, mais e o asfalto que tanto fala cadê?
    Pelo jeito eles irão levar de barriga até quando der.

    ResponderExcluir
  11. Cristovam vai de Osmar ou Beto Richa?

    ResponderExcluir
  12. Quer prosperidade, quer crescer, quer ter uma vida melhor? Mude desta cidade, enquanto tiver grupo da Carolina e o outro grupo brigando pelo poder esta cidade não sairá disto, tomara que esta cidade afunde de vez para este povo burro aprender a votar.

    ResponderExcluir
  13. O som nas festas se tornou um comitê para o Taidinho pois falam mais deles ( parmeirinha tutano, caçula, Ni, Taidinho, Ademar mesquita, Cesar, Beneti, Nichimura e todos eles) ir na missa não aparecem mais na hora do som são deles que falam

    ResponderExcluir
  14. é isso mesmo e ainda pintou poste de cinza
    ficou horrivel os postes credo que mau gosto
    va gostar de cor tritse num sei onde

    ResponderExcluir
  15. Quanto será que custou a nova residencias dos PADRES de Wenceslau Braz?

    O QUE INTERESSA AO COMUNISMO O VALOR DA CONTRUÇÃO, SEI QUE O PADRE ZEZINHO É MUITO HONESTO, ENQUANTO O PADRE QUE AJUDOU VOCES A SE ELEGEREM FICAVA COM TODO O DÍZIMO DA IGREJA DE SÃO JOSÉ,ELE GASTAVA POR SEMANA SÓ EM MERCADO 600,00 SEMANAL E HOJE SOBRA DINHEIRO E POR ISSO ESTÃO CONSTRUINDO LA NA IGREJA UM LUGAR DE CATEQUESE.

    ResponderExcluir
  16. Ariozil, vc ainda não nos respondeu que profissão é a sua...

    NOSSA COMO O COMUNISMO ESTÃO PREOCUPADOS EM!

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS NINA PELA INICIATIVA DE LEVAR PAR A CAMARA UM ABAIXO ASSINADO PEDINDO AO BISPO PARA QUE OS PADRES PERMANEÇAM EM WENCESLAU. DEPOIS NOS INFORME QUEM ASSINOU.
    PARABENS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  18. Será que o Blog está mexendo tando com este anônimo aqui dás (12 de julho de 2010 18:08) Para querer saber tanto da vida do Ariozil?
    Só deve ser um destes que vive mamando no saco do Prefeito, seu besta, pegunte pro teu prefeito por que o Ariozil não tem mais jornal! Vou te contar um pedacinho, ele colocou uma foto do Vice na capa dizendo que após as eleições o Vice nem aqui iria ficar, se o Ariozil procurasse os seus direitos ele receberia uma boa indenização tanto da justiça como deste prefeitinho que ai está por ter prendido o jornal, O JORNAL DISSE ALGUMA MENTIRA SEU ANTA?

    ResponderExcluir
  19. Na reunião da amunorpi o Prefeito Taidinho falou que vai de Osmar.
    Vamos ver com quem vai o Cristovam ja que ele é o presidente do PMDB que está apoiando o Osmar.

    ResponderExcluir
  20. Essa eleição ta um balaio de gato com dobermann dentro.

    ResponderExcluir
  21. PREFEITO TAIDINHO FALOU NO RADIO QUE QUEM TIVER SATISFEITO VOTE PARA OS CANDIDATOS DELE E QUEM NAO TIVER VOTE CONTRA PROTESTANDO

    ResponderExcluir
  22. O Cristovão vai levar outra surra pra deputado do Taidinho, 84 por cento neles KEKEKEKEKEKEKEKE

    ResponderExcluir
  23. E a Silvana Walter volta ou não volta Se não voltar a Nivinha também não volta e se a nivinha não voltar a Márcia cipó também não volta e se elas não voltarem o Joel jacopeti não vai mais trabalhar também. AiAiAi UiUiUi se eles abrirem a boca Judiaaaaaacao dos processados pelas carteiras frias

    ResponderExcluir
  24. Aqui que é o blog dos cabeção???
    Dá-lhe cabeçudos, como é gostoso ganhar uma eleição, melhor do que copa do mundo.

    ResponderExcluir
  25. como diz o ADALBERTO LOPES,o ultimo que sair apaga aluz,visite WENCESLAU BRAZ antes que acabe

    ResponderExcluir
  26. Ai que vergonha! Disseram que foi ilario o Cris na tal reuniao. è só o que se comenta entre os prefeitos la presentes. Numgostaram do discurso, afinal nao era local e nem hora pro xororo......kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Foi vergonhoso o Cristovam falar isto do prefeito e mais vergonhoso foi o pessoal todo da região saber que Wenceslau Braz tem um prefeito incompetente.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo disse...
    ahaha... o ariozil não tem mais o que falar mal do prefeito TAIDINHO


    ARIOZIL E NEM PRECISA FALAR MESMO É SÓ ABRIR ESPAÇO AI E DEIXA PRA NÓS ANÔNIMOS, SABEMOS DE CADA COISA E COM A MEDIDA DO TEMPO IREMOS POSTANDO AQUI.

    ResponderExcluir
  29. o pinoquio prefeito vai pedir voto pro pinoquio deputado

    ResponderExcluir
  30. É da indole Comunista desviar o assunto, quererem saber coisa do Ariozil, da Nina, foi assim em várias páginas deste blog e continuará sendo, a cidade está a Deus dará, só fala bem quem é beneficiado de uma forma ou outra os comunistas estão administrando a cidade para uma pequena parcela da população, acredito que deveria repartir melhor este bolo, nós queremos fazer parte, como devemos proceder?

    ASS: OS AMIGOS DAS VILAS

    ResponderExcluir
  31. O Cristovam está certissimo em meter a boca já que eles falam tanto em administração passada, e o pior é que eles prometem prometem e nada cumpre eta comunismo...

    ResponderExcluir
  32. ao anonimo 12/07 as 20:19
    Vc é um frustrado mesmo. Ta na cara que é vc. Vai trabalha mais e deixa em paz o pessoal. Afinal vc ja num ta la mesmo? Num é "CONCURSADO"?????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se liga manezao ou pelo menos disfarça.Teu dossie ta ficando bem elaborado, inclusive com os varios depoimentos que coloca aqui. O estado vai gostar demais .... em saber q tipo de funcionario ele mantem .... hahahahaha

    ResponderExcluir