domingo, 13 de abril de 2014

HOJE É DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava "Rei dos Judeus", "Hosana ao Filho de Davi", "Salve o Messias"... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.
 O povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.
Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.
 Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso que, com palavras é impossível descrever o que Jesus passou por amor a nós, é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor", nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: '"Jesus Cristo é o Senhor", para a glória de Deus Pai' (Fl 2, 11).

20 comentários:

  1. Tem muito cabeção que anda com os ramos na cabeça faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ramos que eles ganharam da biscate da tua mulher

      Excluir
    2. Os cabeção andam com ramo e você anda com chifres na cabeça!

      Excluir
    3. sera que o do marca moveis usa esses ??? vai curitiba

      Excluir
    4. ele gosta de queimar a rosca isso sim

      Excluir
    5. pelo que se ouve em toda a cidade não é nenhum cabeção que tem ramos, galho, galhada, ou por fim, cornos, na cabeça.
      engraçado, mas parece ser caracteristica, dom, afinidade, ou mesmo vontade, de muita gente da "situação", aliás, situação chata essa hein?

      Excluir
    6. Nossa a bocha ta brava kkkk

      Excluir
  2. Bonita matéria. Esperamos que todos respeitem pelo menos hoje e não se fale de poltica aqui.

    ResponderExcluir
  3. eu levei a erva pro padre benzer ...quando eu precisar dela eu meto fogo...

    ResponderExcluir
  4. Pensa num cara safado e sem vergonha que é esse fernando amaral.Agora fica puchando o saco do taidinho que meu o opé na bunda dele.cria vergonha fernando ja ta chegando o aniversario da mãe e voce vai morder os amigos de novo. traira

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkk. Esse blog me faz rir muiii8iiito....
    Vou levar minha erva pro padre benzer.
    Depois curto ela numa boa.

    ResponderExcluir
  6. Ariozil é viciado e vagabundo. Não tem crédito pra comprar chiclete. Virou as costas para o nosso amigo Cristovam traidor fdp

    ResponderExcluir
  7. So não entendi a história ainda por que não se come carne neste dia? Por que as pessoas so comem peixe e temem o pecado em comer carne! Gostaria de ler a orientação na biblia sobre esta proibição. Quem souber deixe o cap e vs,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sai evangélico hipócrita

      Excluir
    2. A Bíblia diz que os cães não entrarão no Reino de Deus. ... de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, ... Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

      Excluir
  8. Quanta falta de conhecimento. As pessoas não comem carne vermelha, não cortam o cabelo, a barba, porém enche a cara de cachaça, vão pra zona, trai a esposa, trai o marido, falam da mal da vida alheia, vivem fazendo trapaças, mas comer carne é pecado. Que DEUS tenha misericórdia desse povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC É UMA DESTAS PESSOAS NÉ POIS ESTA AI FALANDO MERDA

      Excluir
    2. Cara Vc Flw Td. Teem Muitos Assim Msmo. Dia Santo eh Td Dia. Ee Kmo o Outro Flw lah em Cima No Ceu nao Vai entra quem Idolatra algo. Ee Prk Idolatra Uma Imagem? Nao eh mais Facil dobra os Joelhos e pedi diretamente a Deus? Santo nao Ouve, Nao Fala, eeh BARROO.. Nao Precisa pedi p "Ela" Passa a Oraçao p Deus. Eem Penssamentos Falamos Km ele.!

      Excluir
  9. Eu vou fazer é um belo churrasco.

    ResponderExcluir
  10. continuação: admito, nós católicos somos o que mais desrespeitamos a Palavra de Deus, fazemos TUDO ERRADO com o aval dos padres e bispos, discorda? LEIA A BÍBLIA!!!

    ResponderExcluir