segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A pedido.


Utilidade ultrapassada, 
pessoas descartáveis.
   -Anônimo          
Em busca pelo significado da palavra utilidade, encontrei ‘serventia, qualidade do que é útil’. Vamos analisar um exemplo: o celular. Qual a utilidade real deste aparelho? Isso é relativo. Para mim, serve para receber e fazer ligações e enviar esporádicos sms, mas sabemos que sua utilidade vai além: acessar redes sociais, câmera, etc. Sua utilidade finda quando surge um modelo novo, mais atual, com muito mais opções de interação.

Vivemos numa sociedade descartável, permeada pelo relativismo, consumismo, individualismo, enfim, uma lista longa de ‘ismos’. Mas isso não é novidade, qualquer indivíduo com um mínimo de informação tem consciência disso, afinal vivemos na sociedade da informação, das redes sociais. Discorrer sobre isso é redundância.

Mas então, qual o problema? Substituímos algo quando ele não nos serve, óbvio. Mas quando as pessoas se tornam descartáveis? Você que se dispôs a ler este “post”, deve estar se perguntando se isto é possível, pois vemos diariamente nas redes sociais postagem de pessoas que se preocupam, amam e cuidam. Discursos frequentes de amor ao próximo, de caridade, de pessoas cheias de fé, preocupadas com direitos humanos (e, principalmente, dos animais ... nada contra animais, mas amo mais gente do que animal, com todas as suas misérias e imperfeições).

No mundo real, de pessoas reais, que não é tão bonito quanto o das redes sociais, as pessoas também estão com prazo de validade, deixando de ser úteis e substituídas por outras. Penso que chegamos ao limite da insensibilidade, mas realista que sou, acredito que pode piorar. Abandonar alguém que um dia amamos, à qual nos foi útil quando tinha saúde , dinheiro e certa beleza e deixá-la à mercê de estranhos para definhar na solidão e precariedade, me parece inconcebível. Amar e cuidar de quem merece é fácil demais, mas é preciso coragem para amar quem precisa. É fácil amar pessoas de riso fácil, de convivência pacífica, realizadas pessoalmente e profissionalmente . Difícil mesmo é amar o enfermo, o genioso, o complicado, inconstante. Recorrendo a um determinado clichê das redes sociais : “Isso é para os fortes!”

Vivemos em uma sociedade que diariamente nos recorda a importância da reutilização, e, por vezes, nos impõe, através de mecanismos legais, que usemos por mais tempo, determinadas coisas para não sobrecarregar o nosso meio. Penso que campanhas deveriam ser desenvolvidas nos meios informativos considerando a importância da reutilização de pessoas. Deixemos de ser politicamente corretos! De que adianta um mundo verde, limpo e saudável, se os nossos valores perderam a utilidade? Será utopia acreditar que pessoas valem mais do que aparelhos moderníssimos de celular, que não podemos substituí-las tão rapidamente e deveríamos ter um pouco mais de paciência e aplicar na vida real o que defendemos nas redes sociais?

49 comentários:

  1. Após a tragédia que deixou 231 pessoas mortas em Santa Maria (RS), pelo menos dois Estados já anunciaram que vão fiscalizar casas noturnas. Paraná e Espírito Santo informaram que vão revisar alvarás de estabelecimentos e fechar locais com o documento vencido.

    Uma reunião entre Corpo de Bombeiros, Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção Paraná), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Procuradoria Geral do Município, Ministério Público, Câmara Municipal de Curitiba e Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi realizada nesta segunda-feira (28), em Curitiba.

    O secretário de urbanismo Reginaldo Cordeiro prometeu um ‘raio-x’ nos estabelecimentos e disse que a ação será focada em locais com alvará vencido. A mesma reunião ocorreu em Maringá e Londrina.

    EM WENCESLAU BRAZ O PREFEITO ESTAVA DESFILANDO AGORA A TARDE COM DOIS VEÍCULOS PEQUENOS DO CORPO DE BOMBEIROS, SERÁ QUE JÁ COMEÇOU POR AQUI A FISCALIZAÇÃO? SE TIVER ALGUMA COISA ERRADA COM OS CLUBES DE WENCESLAU BRAZ NÃO DÁ EM NADA A VISITA DOS BOMBEIROS, POIS O PREFEITO PASSA A MÃO NA CABEÇA DA FISCALIZAÇÃO E FICA POR ISTO MESMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce mesmo, que postou isto aqui,a pouco tempo falava mal do ginasio de esportes por ter muitas portas de saida,varios extintores,sinalização de saida de emergência, e muito mais,dizendo que o prefeito tinha gastado em superfulo,vá si fude seu burro.

      Excluir
  2. alguem ae resume pra mimmmm, to com preguiça de ler tudooo!!

    ResponderExcluir
  3. oprefeito compro obispo vaicomprar tudo que tiver enrregular seno dolado dele ele fala que não vai da em nada ele fala pratodos aqui en w.bras ele manda aqui tem de tudo e traficante ladrão viado aquitudo epermitido seno do lado dele ecraro elevai ver acoiza preta çi no dia do pagamento çinão pagar odeçimo aimda çi mandar enbora os com tratado aivai fede xifre quemado






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de corno é analfabeto kkkk. Cuida da baranga que vc sabe que o bicho ta te pegando. Ariozil e a Carminha de wb e o neto ggg

      Excluir
  4. Zé Carlos da canopi. o mais novo corno da cidade pra quem namorava neguinho bacelar..kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Sabe aquele processo que o MP de defesa do patrimônio público moveu contra o cristovam e um dono de posto de gasolina??

    Então, segundo o sistema do TJ-PR, onde vc pode consultar o processo, os réus já se manifestaram. Agora o processo foi levado para o Ministério Público pro MP rebater as defesas. Depois meu amigo, vai liberar para julgamento. É aí q a cobra vai fumar!!!!!!!!!!!

    duvida?

    Nº. Unificado: 0000611-69.2012.8.16.0176
    Nº. Processo: 611/2012 Data: 09/04/2012
    Nº. Distribuição: 611/0069 Data: 09/04/2012
    Natureza: ACAO CIVIL PUBLICA
    Autor: MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO DO PARANA - PR
    Advogado: MINISTERIO PUBLICO
    Réus:
    CRISTOVAN ANDRAUS JUNIOR

    Responder
    lembramos sim
    é o mesmo posto q ta fornecendo combustivel para a prefeitura hoje não é?
    como q pode um posto procesado ganha licitação?

    ResponderExcluir
  6. tudo é descartável até pessoias que enquanto é sadia serve e quando fica doente descartam jogam suas ropa na rua joga as pesSoa no lixo
    as pesoa morre na mingua
    mas o inferno espera os que descarta pessoas

    ResponderExcluir
  7. moleque de recado que voce fala é o roberto rodaqui? Ele que deu recado pro luiz veterinario, pra silvana e pro wilsom Wolz? Enquantro o prefeito gentil zé luiz altivo estão na praia o roberto fica como uma puta aqui fiscalizando tudop. que nem o tigrão fez e tomo no zóio


    ResponderExcluir
  8. a Carime o que voce fez com a pobre Asta,enquanto ela tava boa pra cuida do teu pai ,trabalha tava tudo bem depois ela ficou doente voce tocou ela como fosse um cachorro,jogou as roupa dela na rua,ela morou com seu pai 15 anos ela tem o direito dela,e ainda morreu por falta de assistencia médica,carime a onde que esta a sua religio voce nao tem amor e nem caridade,só pença em dinheiro voce que caixão nao tem gaveta,pense nisso e reflita...............................................................................................

    ResponderExcluir
  9. 55 super bobo! Se o prefe descobre quem você é, vou adiantar que tu vai se ferrar. Em todos os comentarios o que esta postanto você esta conseguindo é fazer as pessoas sentir ódio do prefeito diante de suas declarações de deboche, se você ama tanto o prefe procure ter classe e mostrar o outro lado da estória, seja no minimo educado e procure respeitar o momento de tristeza que o povo brasileiro passa diante desta tragedia em Santa Maria! Vivemos em uma democracia, deixa de ser super bobo, você esta afugentando um futuro eleitor do seu partido! Não cause a ira nas pessoas, semeie o bem, o direito da duvida, faça sua defesa de forma honrosa e deixa de ser burro.

    ResponderExcluir
  10. O SER hummano está virando um lixo.Não se tem mais valores. As pessoas não se respeitam.O mundo perdeu seus valores.Religião está uma promiscuidade.Qualquer um abre uma porta e vira representante de deus. deus minusculo porque o maisculo ( DEUS ) deve estar muito triste com tudo isso que está acontecendo.Nós reclamamos dos politicos mas votamos porque temos beneficios. Se não pra nós mas se algum irmão ou parente tem uma vantajem já faz com que todos votem nesse ou naquele.Nossos pais são caretas e só " enchem o saco ".Nossas reuniões tem que ser regatas com muita vodka, uisque eoutras tipos de drogas.Na escolapodemos fazer o que queremos pois o diretor não pode nos exigir nada pois vai precisar do nosso voto para a eleição de diretores.Os valores estão acabando.A falta de vergonha se isntalou em todas a familias e hoje é NORMAL ser sem vergonha.Qual é o futuro que nos espera?Qual é a vida e o exemplo que deixaremos para as futuras gerações?Estamos cheios de falsos moralistas que deveriam dar exemplo mas que fazem tudo de acordo com suas necessidades e conveniências.Precisamos fazer uma analise e pensar o que estamos fazendo para o nosso mundo.Vamos todos pensar nisso.

    ResponderExcluir
  11. Você colhe aquilo que planta!
    Essa é uma regra que é valido para qualquer individuo, seja ele de qualquer raça, cor ou religião! Enquanto a maioria idolatrar o dinheiro como primeiro plano, ficaremos a merce do que é importante para as pessoas. Ludibriar o próximo com o intuito de levar vantagem é um investimento com fracasso anunciado! O dinheiro é importante e indispensavel para sobrevivência do individuo, mas deve ganha-lo de forma honesta para não perder tudo depois. Não é um castigo, é uma regra. E pode acreditar meus amigos, tudo que é feito na terra é descoberto!

    ResponderExcluir
  12. O Anonimo das 9:47 deveria se identificar. Parabéns pela mensagem.

    ResponderExcluir
  13. Ariozil, faça uma reportagem sobre a situação caótica do esporte. Campo do ferroviário viou um pasto, Centro social Cerdado de mato, quadra da Vila verde fechada...
    ABSURDO....#FORA ALTIVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou situação caótica não, sempre foi, depois que o Beto deixou a secretária de esportes, bagunçou tudo... Aliás viviam criticando o beto por cobrar os treinos no ginásio, agora estão fazendo o mesmo.

      Excluir
    2. Ele já acabou c o futebol na cidade, acabou até c a escolinha do atlético, fica esperto altivo o filho do Ricardo, Neto do Darci Bassi também treina, e eles não estão nem um pouquinho contente.

      Excluir
  14. ta feio em prefeito ontem a noite teve um escandalo no pronto socorro um aliado do prefeito que por sinal vivia nas vilas na epoca da eleiçao tava bebado fazendo o maior barraco la deu ate policia apura mais detalhes ai ariozil ah ele tem um gol e meche com verdura

    ResponderExcluir
  15. Sobre o post aí de cima:

    ohhhhh textinho péla saco!!!!

    tema nada a ver, metáforas pobres...

    ResponderExcluir
  16. Não tem nada a ver mesmo, o texto acima e somente para pessoas cultas! Não serve para os pé-rapados como você!!!

    ResponderExcluir
  17. Mas não era o Michael o Secretário de esportes? A professora dagmar andou até criticando o prefeito porque ela queria que fosse o Badalo....Credo

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber quando será asfaltado a rua do Marião?

    ResponderExcluir
  19. Tem um tal médico de bosta aqui em wenceslau que fica se vangloriando por ai, nas festinhas de open bar principalmente! Dizendo por ai, que ganha 1.200 e não sei o que, pra estar em open bar, é mole? E ainda disse que deu um carro de bônus para o prefeito, ah vai a merda né...!!! Tirem esse Clebinho da saude, pelo amor de Deus, cara nojento e se acha o bam bam bam ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Problema é que tem comunista disfarçado no meio do 55, trocou de partido mas não trocou o modo de agir, uma vez comunista, será sempre comunista!!!

      Excluir
    2. pelo que eu entendo o 55 também é comunista por isso tem o nome de PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO, é uma mistura de socialismo com democácia, que de democracia não tem nada.

      Excluir
    3. extra extra sai a walquiria paletó do carro motel ambulantee, e vai entrar uma velhinha que mora na vila ney braga é pra cabá viu .

      Excluir
  20. Sou 55 e venho a publico através deste blog pedir desculpas pelo exesso nos comentarios feito por alguem que desconhecemos e tenta manchar a imagem do partido cometendo calunias e difamação! O partido 55 repudio toda e qualquer ato de vandalismo, mesmo que virtual, e nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer duvidas que possa existir da melhor forma possivel. Vivemos na democracia e respeitamos as opinões das pessoas, desconsiderem qualquer ato de ofensas contra qualquer cidadão brazense, pois esse não é o intuito e muito menos o nosso objetivo. obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Descartavel é wenceslau,tem uns c:u:n:t:s que usam o dinheiro da cidade e depois vcs já sabem.

    ResponderExcluir
  22. O culpado é o governo sim! Acordamos cedo, para, o trabalho, a escola, a caminhada, o passeio, mas nem sempre temos sorte de chegar com vida! No caminho nosso "destino " esta nas mãos de um bandido (menor de idade) que tem consigo uma arma que define nossa sentença de morte! E o culpado? O governo! Aqueles bando de vagabundos que estão no congresso em rodinhas so tramando maracutaias, ignoram por completo nossa existencia, eles também ajudam a apertar o gatilho. Estamos sendo exterminados, e não podemos por lei nos defender, correndo o risco de sermos presos se o fizer. É gerra, mas uma gerra injusta, sua finalidade e objetivo é apenas matar. Nós é que somos os moçinhos e mesmo assim a lei dos "politicos" protegem apenas os bandidos. Os direitos humanos só protegem os "manos"! Ai concordo que realmente somos descartaveis! Chega de hipocresia! Enquanto digitava esse testo alguém acaba de ser assassinado neste país de leis da época de crime politico, bem diferente da realidade de hoje. Valorize sua vida, é o seu unico bem!

    ResponderExcluir
  23. OLá Vanir maria Teixeira, vc que conhece a roça onde é colocado as cameras fale algo para nós, sei quem é vc, se quizer eu mando um recado direto a sua pessoa, parece que as cameras não funcionaram, pois teve outra fuga pranejada, esta ninguem segura mais.

    ResponderExcluir
  24. Esse q escreveu aí em cima deve ser um baita de um cabeção fura fronha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Coronel Donizete um cabeção?

      Excluir
    2. E voce deve ser um baita dum caipira iguinorante pra nao entende nada de direitos humano.

      Excluir
  25. sou judas vou te entregar por 30000 reais seu pau no cú

    ResponderExcluir
  26. cabeçao é quem quebra a perna e fica 15 dias esperando por uma misera vaga fora por que aqui nao tem assitencia para osso.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de perguntar então ao 55 porque a Silvana Valter ganha na prefeitura e trabalha em curitiba?Esclareça entaõ.

    ResponderExcluir
  28. Direitos Humanos?
    Eu nunca, jamais, vi alguém dos direitos humanos na casa de uma viuva de um policia assassinado em serviço cumprindo seu dever! Nunca vi essas pessoas que valorizam tanto a vida dando apoio ou assistencia a alguem que teve seu filho morto por bandidos! Mas caso queiram conhece-los, va até uma delegacia que vocês vão ver uma comissão defendendo a integridade de um menor que acaba de matar alguem! Essas pessoas represental mal os direitos humanos, so servem para defender os manos! Quando vamos valorizar o trabalhador, o estudante, as pessoas de bem? Lugar de bandido é na cadeia e se houver resistencia o resto é com o coveiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brasil prescisa de mais menos 500 presidios e leis mais duras,ai os malucos ficaram com medo de cometer crimes,o brasil é bagunça,um conhecido meu aqui onde moro brigou em bar,machucou o olho do outro camarada,a policia checou as cameras reconheu o mané,mandou ele pra corte,pegou 7meses de cana,o rapaz do olho machucado ficou bem depois de 3 semanas de olho roxo,ele tentou arrumar serviço com carteira assinada mas por causa da cadeia que ele pegou não consegue,so depois de 10 anos a ficha dele vai limpar.isso sim é justiça.

      Excluir
  29. A estabilidade financeira que o brasil tem hoje é graças ao ilustre e verdadeiro exemplo de politico, Fernando Henrique Cardoso! Com sua dedicação e capacidade deu inicio a era real que nos deu uma estabilidade que ja dura até os dias atuais. Este cavalheiro é o exemplo de que quando o politico quer fazer ele faz! O PT muito inteligente deu sequencia no projeto e hoje o poder aquizitivo do brasileiro aumentou significativamente muito. Mas como tudo na vida não é perfeito, seguimos buscando melhorias a cada dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO...MAIOR ESTADISTA Q O BRASIL JA TEVE.
      NÃO É IGUAL AO GOVERNO DO PT...Q VIVE FAZENDO BOLSAS(FAMILIAS, GAS,LESCOLA, ETC), COM O COURO DA CLASSE MEDIA......

      Excluir

  30. a Carime o que voce fez com a pobre Asta,enquanto ela tava boa pra cuida do teu pai ,trabalha tava tudo bem depois ela ficou doente voce tocou ela como fosse um cachorro,jogou as roupa dela na rua,ela morou com seu pai 15 anos ela tem o direito dela,e ainda morreu por falta de assistencia médica,carime a onde que esta a sua religio voce nao tem amor e nem caridade,só pença em dinheiro voce que caixão nao tem gaveta,pense nisso e reflita...............................................................................................

    Responder ENTÂO È POR ISTO QUE A CARINE TROCOU O NOME DA LOJA, FALANO QUE SÂO JORGE È IDROLATRIA MAIS COLOCAR A MADRASTA FORA DA CASA È O QUE ?

    ResponderExcluir
  31. Coronel Donizete, a polícia que o sr. tanto defende e elogia com muito orgulho precisava de um cabresto. Os direitos humanos surgiu para preservar a vida, tanto é que seus policiais de antigamente atiravam primeiro e perguntava depois. Muitas vidas inocentes foram tiradas por esses policiais que talvez até foram comandadas pelo sr. Nota-se pelos seus comentarios que o sr. é um homen culto, sabio e violento, é preciso apostar mais nas pessoas e investir na recuperação, pois muitas destas pessoas que hj estão no crime não tiveram oportunidades na vida e foram excluidos da sociedade. Todo mundo merece uma segunda chance, ou o sr. nunca pediu desculpas por algo errado que tenha cometido? Devemos amar ao próximo como a ti mesmo. Ass: João Paulo - Defensor dos Direitos humanos!

    ResponderExcluir
  32. DIREITOS HUMANOS, HA HA HA HA...QD UM VAGABUNDO ENTRAR NA SUA CASA TE ROUBAR, ESTUPRAR, MATAR, ATERRORIZAR SUA FAMILIA, AI VC VEM FALAR EM DIREITOS HUMANOS...PESSOA MAIS IDIOTA. ESSE PESSOAL DO DIREITOS HUMANOS, EXISTEM PARA PARA APOIAR BANDIDOS, VAGABUNDOS. QT VEZES VC VAI NUMA DELEGAÇIA AJUDAR OS PRESOS Q ESTÃO LÁ...ACHO Q NUNCA FOI. DIREITOS HUMANOS É INVENÇÃO DE POLITICO BANDIDOS. ZÉ RUELAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  33. credo q inferninho é esse blog ...kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Direitos humanos para este traste de Ariozil kkkkkk

    ResponderExcluir
  35. carime atua mascara ta caindo ,na verdade vc nunca teve mesmokkkkk so posa de boa na sua igreja porque nao vai pedir pro seu pastor fabio pimemta escruir vc da ceita delekkkkk....

    ResponderExcluir
  36. a carime voce vai der espusa da sua igreja kkkcuidado com os pimenta tem que pagar pelo seis pecadoss kkk so que muitos!!!

    ResponderExcluir
  37. por falar em donizete ele tb e da igreja dos pimemta kkkkk farinha do mesmo saco kkkkk...

    ResponderExcluir
  38. vamos pedir uma fiscalização no point pelo amor de deus antes q haja mortes extintores q não tem os q tem não funcionam meu deus tenha dó olhem as portas de emergencia q não existe o povo q frequenta lá corre risco de vida cade as autoridades..

    ResponderExcluir