O avião do dono da Havan, empresário Luciano Hang, ao aterrissar no último domingo no aeroporto de Navegantes em Santa Catarina, sofreu uma queda brusca no momento da aterrisagem
de alto risco ou pouso forçado em condições meteorológicas severas.
A aeronave particular, realizou um pouso considerado de "alto risco".
O próprio Luciano Hang divulgou o vídeo do momento pavoroso em suas redes sociais.
Fortes rajadas de vento (com até 60 km/h) atingiam a região devido a um temporal.
O vento cruzado obrigou os pilotos a realizarem uma manobra conhecida como "pouso-caranguejo".
O vento cruzado obrigou os pilotos a realizarem uma manobra conhecida como "pouso-caranguejo".
O "Pouso-Caranguejo": Essa é uma técnica utilizada por pilotos experientes para compensar o vento lateral, onde a aeronave é mantida com o "nariz" apontado para o vento, fazendo uma aproximação de lado.
Ao se aproximar da pista, o piloto alinha o avião suavemente para tocar o solo em linha reta.
Resultado: O pouso foi bem-sucedido e o empresário e sua equipe saíram ilesos.
Resultado: O pouso foi bem-sucedido e o empresário e sua equipe saíram ilesos.
Hang elogiou seus pilotos, Jean e Balke, pela "dedicação e excelência" na manobra.
No entanto, as imagens mostram que se trata de um jato executivo de grande porte, frequentemente associado à frota da Aviação Havan.
Nessas imagens, é possível ver o jato se aproximando da pista de forma lateral. O avião possui as cores características da Havan, predominantemente azul e branco.
O pouso foi concluído em segurança, apesar das condições extremas. Foi um incidente de alto risco resolvido com sucesso pela perícia dos pilotos.
Há registros mais antigos de um acidente com um avião de Luciano Hang em 2022 na pista da Havan em Brusque, mas que não resultou em feridos graves.
Luciano Hang possui uma frota de aeronaves, mas o jato mais caro e que costuma ser usado em longas viagens e eventos, sendo o mais provável a ter sido usado no pouso de risco, é o Bombardier Global 6000.
Fabricado em
2018 e adquirido em 2019.
Capacidade de até 19 passageiros, com valor estimado de R$ 300 milhões.
É um dos maiores jatos executivos do mundo, com alcance que permite voos de longas distâncias (como São Paulo a Berlim sem escalas).
Nessas imagens, é possível ver o jato se aproximando da pista de forma lateral. O avião possui as cores características da Havan, predominantemente azul e branco.
O pouso foi concluído em segurança, apesar das condições extremas. Foi um incidente de alto risco resolvido com sucesso pela perícia dos pilotos.
Há registros mais antigos de um acidente com um avião de Luciano Hang em 2022 na pista da Havan em Brusque, mas que não resultou em feridos graves.
Luciano Hang possui uma frota de aeronaves, mas o jato mais caro e que costuma ser usado em longas viagens e eventos, sendo o mais provável a ter sido usado no pouso de risco, é o Bombardier Global 6000.
Fabricado em
2018 e adquirido em 2019.
Capacidade de até 19 passageiros, com valor estimado de R$ 300 milhões.
É um dos maiores jatos executivos do mundo, com alcance que permite voos de longas distâncias (como São Paulo a Berlim sem escalas).
Outros Jatos na Frota:
Luciano Hang também possui outros jatos executivos, frequentemente vistos com a pintura azul e branca da Havan:
Bombardier Challenger 350 (Matrícula: PR-HNG)
Capacidade para 9 passageiros.
Jato para médias distâncias.
Learjet 45 (Matrícula PR-HVN)
O modelo Global 6000 é conhecido por seu luxuoso interior
É configurado para oferecer máximo conforto em longas viagens. Geralmente equipado com um toalete na parte frontal e um banheiro principal (para descanso da tripulação e passageiros) na parte traseira.
Comunicações: Sistema de comunicação por satélite.
Entretenimento: Sistema de som e imagem para filmes.
Equipamentos de Segurança:
Hang já mencionou que a aeronave é equipada com desfibrilador.
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| Hang com seus pilotos |
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| Interior da aeronave |





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