segunda-feira, 2 de maio de 2016

Geada consecutiva produz danos em lavouras do Paraná


O forte pulso de ar frio polar amplamente alertado pelos órgãos oficiais de meteorologia brasileiros – Cptec/Inpe e Inmet – derrubou as temperaturas em todo Sul nos últimos dias.

O sistema de alta pressão considerado de forte intensidade para o mês de abril pelos meteorologistas modificou o padrão de escoamento do vento, onde até então, o perfil era de bloqueio atmosférico e que vinha imperando desde o final de março.

As temperaturas despencaram e as condições essenciais para a formação de geada – ausência de nebulosidade ou vento forte – permitiram o registro do fenômeno por até cinco dias consecutivos em diversos municípios do estado do Paraná, bem como em áreas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Em território paranaense, lavouras de milho e feijão e que já fazem parte da safrinha foram afetadas. a geada atingiu vastas áreas entre quinta (28), sexta (29), sábado (30) e domingo (01), além de áreas bem mais restritas nesta segunda-feira (02).

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais, a perda estimada pode chegar a 40% na safra do milho e de até 50% na de feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário