terça-feira, 5 de novembro de 2013

'Novembro Azul' conscientiza homens sobre câncer de próstata

Câncer de próstata é o segundo
 mais comum entre os homens
A exemplo do que aconteceu em outubro que foi marcado como o mês de combate ao câncer de mama, com o 'Outubro Rosa', o mês de novembro chega trazendo a campanha de conscientização dirigida ao público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

As ações do Novembro Azul preveem, além de uma iluminação azul em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro


23 comentários:

  1. Secretario da saúde POLACO DA BRAHMA,esta fazendo um grande trabalho frente a secretaria da suade de nossa cidade, porque vc ariozil não faz uma materia sobre isso, desde de ja o povo brazense te agradece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polaco, quando vc vai aparecer lá no hospital?

      Excluir
  2. isso mesmo ariozil faz uma materia ai sobre o polaco secretario e mais se junte a nós porque 2016 é polaco na cabeça, o povo do contra vai ter que engolir

    ResponderExcluir
  3. Ariozil, acabou de acontecer um acidente, próximo ai viaduto...

    ResponderExcluir
  4. saiu uma enquete apontando quem sera o novo prefeito de w,braz na proxima eleição, foram ouvidas 190 pessoas em varios pontos da cidade e zona rural, confira.
    1º Polaco com 70%
    2º Cristovan com 8.2%
    3º Gentil com 1,8%
    e 20% brancos e nulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conhece o KIKO amigo do Chaves e da Chiquinha, vizinho do sr MADRUGA?...se vc conhece...então feche seus olhos e imagine o KIKO se referindo ao CHAVES quando ele está enchendo o saco, está sendo incoveniente, desagradável...não pára de repetir um assunto de pouco interesse dos demais...essa é pra vc anonimo chato com esse POLACO DA BRAHMA... "CALE-SE...CALE-SE...CALE-SE....CALE-SE...CALE-SE...VOCE ME DEIXA LOUUUUUUUCO.... cara chato e incoveniente, até parece que nosso miolo é carunchado e vamos acreditar nessa furada, vai procurar tua turma.

      Excluir
    2. sou uns destes branco ou nulo

      Excluir
    3. essa pesquisa esta igualzinho essa politica passada das urnas burlada é piada pra boi dormi,e comunistas dos infernos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. QUEM FORAM OS ENTREVISTADOS? POIS ATÉ AGORA NINGUEM SABE DESSA PESQUISA FAJUTA. ESSE POLACO NÃO CONSEGUIU NEM ADMINISTRAR AS LAVOURAS DE MANDIOCA QUE DEIXOU MUITOS AGRICULTORES NA PIOR AGORA QUER ADMINISTRAR O MUNICIPIO.MANDA ELE FAZER UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DEPOIS PENSAR EM SER PREFEITO. AINDA TEM MUITAS AGUAS PARA ROLAR ANTES DAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO.

      Excluir
    5. ñ presta nem p ser secretario da saude vai ser prefeito,toma vergonha na cara e vai administrar essa saude com competencia p depois falar em ser canditato a prefeito.nunca tinha visto uma saude tão precaria assim no pr q se diz ser o melhor em saude e educação.essa saude ta parecendo a do povo nordestino,ñ tem nada tudo falido

      Excluir
  5. Os comunistas já estão com saudades do outubro rosa!

    ResponderExcluir
  6. O ataide ja fez este exame por 3 vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só nesse mês de outubro

      Excluir
    2. Da próstata? O médico dele é o Doutor Bibinho? Tem comunista que faz exame todo mês.

      Excluir
  7. Que beleza, então esta pesquisa é mesmo quente. A moça passou na minha casa e eu votei no polaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aproveita o polaco e pede pra ele marcar um exame de prostata pra vc, aiaiaiuiui

      Excluir
    2. Olha aí a "MARIA VAI COM AS OUTRAS" ...cuidado ô das 19:43 pra não voltar sózinho

      Excluir
  8. ariozil coloca azul nos peixinhos fica lindooo

    ResponderExcluir
  9. Será colocado uma lampada azul na prefeitura de Wenceslau Braz, no outubro rosa não iria pegar bem, imaginem a prefeitura cor-de-rosa?

    ResponderExcluir
  10. Vou votar no Nishimura, esse é competente vai ser um grande prefeito.

    ResponderExcluir
  11. Kito correa entrou 26 vezes na fila pra fazer ezame de prostata

    ResponderExcluir
  12. Cristiano savagin pa prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só pode estar de brincadeira né,esse Cristiano é um lixo humano,se acha com o que não têm,aquela lan house mesmo ele diz que é dele mas ele pagava aluguel lá,forando que ele não vale nada,contratava meninas pra trabalha na lan house e ficava dando encima das funcionárias,vagabundo se acha o gostosão mas é mais feio que a fome.

      Excluir