terça-feira, 21 de agosto de 2018

EM LONDRINA: Festa lusófona divulga cultura dos países que falam português

Na festa, os administradores de empresa Nelson Lourenço Cabi, Oceano Biapati Quissik Na Ritche e Nhin-Na Nambera, que saíram da Guiné-Bissau há quatro anos, contaram sobre sua vinda ao Brasil

Carolina Avansini 
Folha de Londrina
Dez países ao redor do mundo possuem em comum o fato de, assim como no Brasil, falarem a língua portuguesa. 

A cultura dessas nações foi celebrada no domingo (19), na 3ª Festa Lusófona de Londrina. 

O evento foi promovido por Elos Clube e Sessão Escoteira Autônoma do Ar Orion 352 Paraná. 

Entidades convidadas pesquisaram sobre geografia, história e cultura dos países para expor aos visitantes da festa. 

Quem passou pelo Museu Histórico de Londrina pode aprender sobre Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Timor Leste, Guiné Equatorial e a cidade-estado Macau, na China.

"Começamos a festa com o objetivo de atrair mais jovens para o Elos Clube", conta Leozita Baggio Vieira, uma das organizadoras do evento. Com o tempo, mais entidades se interessaram e isso fortaleceu a ideia de preservar e divulgar as tradições de cada país.

O escotista Gustavo Marconi conta que, para os escoteiros, realizar atividades relacionadas à cultura lusófona rende a chamada "insígnia da lusofonia", que é concedida aos escoteiros e lobinhos que se dedicam a aprender sobre o assunto. Dentro do escotismo mundial, segundo ele, há uma ligação entre os escoteiros dos países que falam a língua portuguesa.

Além de participar de festas lusófonas, os lobinhos e escoteiros devem dedicar-se a atividades como pesquisar sobre países lusófonos e trocar cartas com escoteiros dessas nacionalidades. 

Foi o que fez o lobinho Eduardo Sato, 10, que, além de participar de outras edições do evento, trocou cartas com um escoteiro de Cabo Verde e pesquisou sobre a história desse país e também do Timor Leste. "É muito legal aprender sobre o mundo", resume.

A coordenadora do Clube de Aventureiros de Londrina contou que o grupo participou da festa expondo sobre a cultura da Guiné-Bissau. "As crianças pesquisaram sobre o assunto e ficaram muito interessadas", relata. 

O clube trouxe para o museu três convidados especiais, os administradores de empresa Nelson Lourenço Cabi, 27, Oceano Biapati Quissik Na Ritche, 28 e Nhin-Na Nambera, que saíram da Guiné-Bissau há quatro anos em busca de oportunidades no Brasil.

Eles foram apoiados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que colaborou para que pudessem concluir os estudos em administração de empresas em Quatiguá.

 Eles moram em Wenceslau Braz e vieram a Londrina especialmente para participar da festa e conversar com as crianças. 

Os três relataram que, diante da crise enfrentada por Guiné-Bissau, eles vieram ao Brasil em busca de novas oportunidades e estão agradecidos por poderem estudar.

Cabi, que trabalha como auxiliar administrativo em uma agroindústria, conta que o salário mínimo no país de origem não passa de R$ 100,00. "Estando no Brasil consigo ajudar minha família. O que tenho aqui jamais seria possível por lá", revela ele, que após terminar a graduação quer fazer mestrado no Brasil ou em Portugal.

No país de origem, Ritche, que dá aulas de inglês no Brasil, também não conseguiu estudar. Depois de concluir a graduação, ele sonha fazer uma especialização nos EUA. "A crise no Brasil não é tão ruim como na Guiné-Bissau. Aqui tem energia elétrica, água e as pessoas conseguem fazer três refeições por dia. Há muitos países com famílias vivendo com menos de um dólar por dia", lamenta.

Nambera, por sua vez, revela que teve de parar os estudos duas vezes na Guiné-Bissau por falta de recursos financeiros. "Tenho saudades da família e dos amigos, mas o Brasil me oferece muito mais oportunidades", afirma ele, que está se esforçando para estudar inglês no Canadá. "No Brasil temos acesso a livros e à internet, é mais simples aprender", compara.

Na festa lusófona, os três estrangeiros usaram roupas típicas e apresentaram músicas tradicionais da Guiné-Bissau. "Gostamos muito de contar nossa história", afirmam.


10 comentários:

  1. Paulo Leonar fazendo de tudo para tirar a Carla do Ciretran, só que ele mesmo só atua nos bastidores através de laranjas, não é homem de por a cara a tapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefeito patife perseguidor não manda nada na CIRETRAN lá tem comando e equipe trabalhadora esse Robison não volta mais pra lá

      Excluir
    2. mas essa Carla vai pra cadeia.kkkkkkk

      Excluir
  2. Taidinho esta vindo com tudo, pena que vai pegar uma prefeitura totalmente falida e quebrada. Ele entregou pra este incompetente a prefeitura com mais de 10 milhões em caixa e agora vai pegar de volta sem um real. Enquanto isso o senhor Paulo compra sitios e fazendas com o dinheiro nosso dinheiro que podia investir na saude contratando bons medicos para nossa cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOMBA!!!! ministerio publico impuganaçao da candidatura do nereu.
      Nereu Alves de Moura foi condenado à pena de suspensão de seus direitos políticos pelo período de dez anos, no âmbito da Ação Civil Pública nº 0002636-96.2006.8.16.0004, por decisão colegiada proferida pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, na data de 19 de junho de 2018, pela prática de atos dolosos de improbidade administrativa que importaram, cumulativamente, em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Por essa razão, encontra-se inelegível, nos termos do art. 14, § 9º, da Constituição Federal c/c art. 1º, inciso I, alínea “l”, da Lei Complementar nº 64/90.

      Excluir
    2. Kkkk o nereu vai ser deputado e mentiras não atrapalham

      Excluir
  3. Mais esse Jorginho é um vendido lambe saco agora do incopetente de gordenal e Paulo vendido você é o mais falso Sabater kkkk Paulo enfio gostoso dinheiro kkk como sempre, só olha as ruas o lixo a cidade que tá as ruas uma merda

    ResponderExcluir
  4. Tomar no vi com FESTA LUSOFICA.SERA QUE TÁ FALTANDO MATÉRIA PRA POR NESSE BLOG AQUI EM WENCESLAU???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para analfabetos vai ter a festa Mané merece rola!!! essa tem tudo a ver com voce.kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. esse incompetent .mentiroso.enganador .promete e nao cumpre.prefeito deveria. sair logo desde cargo que nao prove.e esses vereadores tira logo pior pessoa pra administra cidade ..Qantas pessoas estado morrend n hospital ..por ma diministracao. eu perdi meu parente n hospital quanto mais serao. o promotor que faca justicia ..pra nossa saude
    .ok ele anda fazendo que nao resolve ta dormindo. acorda pra vida seu promotor tome providencia quanta familia tera seus parents mortos de um punicao rigorosa esse prefeito incompetente.

    ResponderExcluir