quinta-feira, 27 de março de 2014

Simplicidade e transparência nos negócios

Marcio Paulik


Este é um mês especial para toda a família MM. Foi em março de 1978, que meu pai, Jeroslau Pauliki, abriu as portas do Mercado de Móveis Ponta Grossa. Esse foi o primeiro nome da Lojas MM, hoje uma rede com 200 filiais em quatro estados – Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul – e 3 mil colaboradores. A empresa organizou uma grande festa para comemorar com colaboradores e fornecedores os seus 36 anos de história, cheia de sucesso e conquistas.

Empreendedor arrojado e visionário, Jeroslau Pauliki vendeu a Brasília laranjada que possuía para conseguir parte do dinheiro necessário para abrir a empresa. A aposta deu certo e já no primeiro dia a Lojas MM foi um sucesso em vendas. O propósito era oferecer o que as pessoas buscavam, ou seja, qualidade e ótimos preços. A simplicidade, a transparência e o respeito ao consumidor até hoje fazem parte do dia a dia da rede.

A valorização dos colaboradores é levada à sério na Lojas MM. No evento preparado para comemorar os 36 anos, foram homenageadas aquelas pessoas que trabalham na empresa há 10, 15 e 20 anos. Sempre acreditei que a sabedoria dos mais velhos precisa se somar ao entusiasmo dos mais jovens. A experiência da Lojas MM tem mostrado que isso é uma grande verdade.

A rede reconhece a importância daqueles colaboradores que estão na empresa há muito tempo e, cada vez mais, eles ocupam cargos estratégicos. Por outro lado, investe na capacitação e aprimoramento profissional daqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. A união dessas duas gerações revela talentos, impulsiona a inovação e simplifica as operações. Para avançar, nem sempre é preciso romper com o que já existe. É possível dar respostas criativas aos problemas do presente sem deixar de lado os bons ensinamentos do passado.

Outra diretriz importante trazida por Jeroslau Pauliki é a atuação em cidades do interior. A Lojas MM procura abrir filiais em pequenas e médias cidades, levando geração de emprego e renda para a população. Aliada aos projetos sociais, essa vocação para atender o interior faz parte da responsabilidade social da empresa

Nesses 36 anos de atividades, a Lojas MM cresceu. Gosto de dizer que a empresa avançou fronteiras, mas não perdeu as suas raízes. A Lojas MM hoje é a ‘Gigante do Brasil’, mas não perdeu a simplicidade de quando era apenas um pequeno negócio. A ética, a transparência, a valorização dos colaboradores e a relação próxima com os clientes são os segredos do sucesso da Lojas MM. Que venham os próximos 36 anos!

Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

20 comentários:

  1. ei jeroslau a coisa ta feia em wenceslau

    ei jeroslau me arrume um blau.

    ResponderExcluir
  2. ariosto investiga pra nois se é verdade que o tio cris vai sair de vice prefeitto do rock beronha...

    ResponderExcluir
  3. EXTRA EXTRA

    Playboyzinho de wenceslau leva um coro na efapi ,

    camaro-corno

    ResponderExcluir
  4. o dono da marca moveis torce para o sao paulo tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que ele é uma pessoa inteligente e culta! Ou seja enxerga as coisas, enxerga o futuro! Parabéns a ele...

      Excluir
    2. Não entendi??????

      Excluir
  5. Esta cidade é uma vergonha um dia é a sanepar o outro é a copel, até quando eles irão ficar com esta piscação de luz? O que será que está acontecendo? Sem mais, sem menos a luz dá uma piscada já perdi o meu trabalho várias vezes por causa desta merda da copel eu que dependo ou trabalho através da internet, dependo disto, pelo menos agendassem quando iria acabar ou acabasse e ficasse umas duas horas sem luz que seria melhor do que ficar piscando, esta cidade me envergonha aqui nada dá certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Copel é uma merda e voce é um incompetente, ja que depende de uso do computador, compre um no break. Pra mim voce nao passa de um Mané se passando por Bossal. Babaca.

      Excluir
  6. ariostil investiga pra nóis se é verdade que o laranja faz troca-troca com o robsom da saúde no banho turco...

    ResponderExcluir
  7. Ariosmil será que é verdade que o jorginho sabatina foi barrado num club de swing porque é muito feio?

    ResponderExcluir
  8. ariozica , veja se é verdade que o polaco da saúde deixou de ser crente e foi pro saravá...

    ResponderExcluir
  9. Esse Jorginho Sabater quis pegar minha cunhada. Ela falou que ele é muito feio. Credo pelo jeito morre virgem o caipira

    ResponderExcluir
  10. Sasso preto
    É a coisa mais impossivel uma pessoa que tenha lido a Biblia se bandiar para buscar outros deuses. Por que fica claro que só existe um Deus, aquele que criou o céu e a terra, ninguém que tem juizo deixa um Deus verdadeiro e poderoso para ir atras de imagens de escultura (exodo 20) nos terreiros de sarava. Você nunca vai ver um homem de Deus fazer tal coisa, quando ouvir algo parecido, É POR QUE ELE ESTA DESVIADO do caminho do Senhor, não estando mais com Deus ai o diabo pega e o resto você ja sabe, afinal o diabo veio para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR. Leia o Salmo 115 e Isaías 44 -vs 9 ao 20. Apocalipse 22- vs 15. Leia e tire vc mesmo suas próprias conclusões. Grande abraço. Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
  11. esse paulikinho fio do jerislau num tá muito vaidoso? com essas propagandas aqui no blog ele vai longe,,,,Qué ser o quê, mais um deputado pra mamá na teta das assembléia? tomar o lugar da dilma? o melhor é vir pra wenceslau ser vereador....

    ResponderExcluir
  12. esse paulikinho ta no ariozil, ta na band, ta na gazeta do povo, na folha de sao paulo e na globo todo dia fazendo propaganda. Isso sim é simplicidade e humildade. Esse cara vai loonnngeeee.......

    ResponderExcluir
  13. betinho richa vem em santo antonho falar sobre água suja da sanepar? qual é a dele hoje

    ResponderExcluir
  14. deu entrevista na vale falando sobre duplicação da rodovia será ???

    ResponderExcluir